Nirmanakaia
O sentido fundamental da espiritualidade é a vivencia do Divino através homem. Evidentemente existem diversas tradições que propõem diferentes métodos para que o homem viva e una-se a Divindade. Contudo, o mais importante, o objetivo, permanece o mesmo, e para um observador atento, termos em línguas diferentes se revelarão com um mesmo significado. Um dos termos chaves na tradição ocidental é, Cabalá, palavra hebraica que significa recepção, significado de grande importância para o buscador. Visto que, pode-se dizer que toda a espiritualidade versa sobre como devemos nos preparar para receber a Divindade.
Há duas premissas fundamentais no esoterismo, ou seja neste conhecimento que permanece oculto ao imediatismo dos sentidos materiais, a saber; o parentesco do homem com a Divindade e a unidade fundamental de todas as coisas. Neste sentido quando Platão nos fala da “região das idéias perfeitas” ele está se referindo a este ponto onde o homem encontra Deus em si mesmo. E uma vez desperto, para a realidade de sua descendência, o homem há de perceber a sua identidade para com todos os seus irmãos, vivenciando, em fim, a unidade de toda a criação do Supremo Arquiteto do Universo.
A propósito, aqui nesta venerável fraternidade, o Tattwa Nirmanakaia, vivemos esta unidade fundamental de diversas formas. A começar pelas diferentes tradições, a judaico-cristã e a indu que aqui se encontram em um só significado. Predicado este que devemos ao Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, uma vez que, nosso Tattwa, nasceu desta admirável Ordem, e segue seus preceitos. Destacamos um revelador parágrafo de uma carta escrita pelo fundador do Círculo Esotérico, nosso amado Irmão Maior Antônio Olívio Rodrigues, na qual fala sobre o inicio de sua carreira;
“Certa ocasião, devia ser pelo ano de 1905 (não me recordo agora a data), estava eu, a tardinha, contemplando, de uma janela, o firmamento, como que a perscrutar os abismos do infinito. Surgiu, então, em meu espírito a idéia vaga de uma sociedade em que todos os amantes da Verdade pudessem abrigar-se, sem distinção de casta, raça, cor, religião, sexo, credo politico ou filosófico, e comungassem nos mesmos ideais.”
Portanto o ideal da unidade fundamental de todas as coisas, donde floresce a tolerância, é o fundamento de nossa escola iniciática, Ideal Superior inspirado no que há de mais sublime em nós, o Deus vivo. Voltemo-nos agora ao nome desta augusta irmandade, o Tattwa Nirmanakaia. Vejamos o seu significado e como ele se insere neste contexto.
Tattwa é palavra sânscrita, e de acordo com a nossa tradição, significa, centro de irradiação mental. Já Nirmanakaia, outra palavra sânscrita, é um conceito utilizado no Budismo Mahaiana e significa o último dos três corpos, ou modos de ser do Buda, ou seja, o modo terreno. Segundo esta tradição o Buda histórico ou sua manifestação física, foi um Nirmanakaia. Sendo que, o mesmo conceito também se aplica a outros mestres. O fundamental é que o termo se refere a um ser que atingiu o Nirvana, ou estado de plenitude espiritual, mas decidiu voltar ao plano terreno para ajudar ativamente os que ainda não foram Iluminados e sofrem.
Desta forma o nosso nome, Nirmanakaia, está intimamente ligado ao ideal de compaixão ou caridade. Entretanto não pretendemos dar muletas ou paliativos ao homem que se encontrar enfraquecido. Pois julgamos que se assim o fizéssemos estaríamos agravando sua situação de miséria. Queremos, por outro lado, mostrar-lhe o que pode fazer para tornar-se forte. Ou noutra palavra, ensinar-lhe, como, do ponto de vista prático pode mudar da posição de sofredor das fatalidades a criador de oportunidades.
Em nossa sociedade ensinamos o Supermentalismo. Ou seja a arte de dominar a mente e direciona-la aos planos mais elevados. Nosso estudo é prático, e portanto demonstrativo do extraordinário poder da mente humana. Não é dogmático, ou sectário, pois não se opõe as possíveis crenças dos praticantes, mas direciona-os sempre ao pensamento mais elevado, afim de que vivam o que há de melhor em sua tradição e em última análise em seu próprio âmago.
O objetivo é elevarmo-nos ao Eu Superior, ou seja a essência Divina que habita em nós, a fim de se obter o estado de Iluminação. Para tanto é preciso conquistar as condições necessárias para que se possa receber tal graça sublime, isto é, por-se em equilíbrio mental, emocional e físico. E é neste ponto que está o trabalho de nossa sociedade, que é orientar homens e mulheres que buscam o seu auto aperfeiçoamento, pois é melhorando o indivíduo que pretendemos contribuir para uma sociedade melhor. A respeito deste processo sitamos um interessante trecho de um texto do Fundador do Tattwa Nirmanakaia Dr. Gérson Paula Lima:
“O estudo do SUPERMENTALISMO ou do Esoterismo, nos conduz ao sentimento de responsabilidade por todas as nossas atitudes, constatando os efeitos produzidos no mundo invisível por todos os nossos pensamentos, cujas conseqüências retroagem sobre o emissor; reações essas que se estabelecem, sistematicamente, com os nossos pensamentos, palavras e atos, refletindo-se em todas as circunstâncias de nossa vida. Por isso é que o sucesso na vida depende da particular aplicação dos nossos estados mentais; fundamentando-se o princípio SUPERMENTALISTA em que “todo desejo é uma corrente mental carregada de poder” e que “o pensamento atrai do seio da natureza as circunstâncias e situações congêneres”.”
Cabe aqui ressaltar que o objetivo do Ocultismo, nada mais é do que trazer a tona o homem que permanece oculto ao próprio homem. É como o que foi escrito, em tempos longínquos, no frontispício do Templo de Delfos dedicado ao deus Apolo, o deus da Luz; “conhece-te a ti mesmo, que conheceras o universo e os deuses”. O grande segredo de ordem prática é que para vencermos nossas fraquezas devemos fortalecer as virtudes opostas. E justamente para a realização de Deus, o Espírito Infinito, no homem, é necessário que este viva e busque, a virtude das virtudes, a essência divina, o amor, este que torna-se visível e compreensível aos olhos materiais sob a forma de Caridade. Ai está a grande Chave. Logo colocar-se em condições de receber a divindade, é guardar no templo do nosso ser este nobre ideal que é Nirmanakaia, ou seja o auxilio ao próximo na percepção de que somos todos um único ser.